quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Texto produzido a partir da questão polêmica "A presença de policiais resolve o problema da violência nas escolas?", do Manual do professor do jogo Q.P. Brasil.

                Violência na escola: realidade inconcebível

A crescente onda de violência nas escolas culminando, muitas vezes, com a morte de adolescentes e jovens, fez com que se cogitasse na hipótese da presença de policiais nas instituições de ensino a fim de zelarem pela segurança dos alunos. Algumas escolas tomaram a iniciativa com o apoio dos pais, porém fica sempre o questionamento: a presença de policiais ajudará na redução da violência nas escolas?
                Acredito que  esta não deva ser uma decisão isolada, mas que em conjunto com outras, esta iniciativa é de fundamental importância, uma vez que as escolas têm sido alvo de traficantes e atiradores, expondo ao perigo a vida das crianças, dos professores e funcionários.
                Alguns episódios ocorridos como o assassinato em Realengo fazendo vítimas treze meninas, em Fortaleza o assassinato de uma garota pela colega na porta da sala, outros assassinatos em universidades e o mais recente o caso do garoto de dez anos que disparou contra a professora e posteriormente cometeu o suicídio com a arma do pai sem nenhum motivo aparente.Esses lamentáveis episódios, ocorridos no país, denunciam a pouca segurança das escolas as quais  abrigam uma heterogeneidade de pessoas com todas suas potencialidades, porém com todas suas deficiências. Foram apontadas como possíveis causas para tanta violência o bullying, desequilíbrio emocional e principalmente drogas.
                Em consequência disso criou-se um clima de medo e apreensão diante da suspeita de que a qualquer momento algo de errado possa acontecer, tornando-se inevitável a busca da segurança.Policiais circulando pela entrada, pátio e corredores certamente trarão mais confiança aos estudantes de estarem sendo protegidos.
                Mesmo que algumas pessoas digam que a presença de pessoas fardadas pode coagir as crianças e ser motivo de pânico, isso não acontece pois pesquisas  mostram que uma das prioridades do estudante é a segurança no ambiente escolar.
                Portanto, medidas sócioeducativas devem ser tomadas para combater todo tipo de agressão nas instituições de ensino. No entanto, enquanto houver problemas é imprescindível a atuação de policiais como forma preventiva de tragédias.

                            Isabel Cristina Alves de Toledo Rodrigues 
                                                                            

4 comentários:

  1. Olá, Isabel, parabéns pelo esmero na produção do blog e na postagem das tarefas. Sucesso em seus trabalhos. Continue alimentando o blog. Beijos, Tamar e Virgínia.

    ResponderExcluir