quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Texto produzido a partir da questão polêmica "As vantagens que a internet proporciona compensam os problemas que ela pode provocar?", do jogo Q.P. Brasil

Internet - comodidade, facilidade e eficácia

O avanço tecnológico alcançado no final do século XX trouxe facilidade e rapidez  na comunicação, fazendo com que as pessoas fiquem cada vez mais tempo conectadas às redes sociais. No entanto, o mau uso da internet acarreta inúmeros problemas relacionados à invasão de privacidade, os quais , muitas vezes, ferem a reputação de seus usuários. Daí vem o questionamento: as vantagens que a internet proporciona compensam os problemas que ela pode provocar?
            Embora muitas críticas tenham surgido devido ao mau e excessivo uso, penso que a internet é indispensável à vida contemporânea, pois  traz comodidade e eficiência na realização de tarefas pessoais, profissionais e educativas.
            Várias são as facilidades. Num simples clique podemos resolver rapidamente desde situações comuns como movimentação de conta bancária , compras , acesso a pesquisas dos mais variados assuntos,  até navegar pelos mais recônditos lugares do mundo.
            Ainda convém lembrar que no mercado de trabalho houve maior produtividade, pois o funcionamento rápido e eficaz contribuiu para a melhor organização das empresas.
           Ainda que sejam constantes os episódios de pedofilia digital, cyberbullying, extorsão e  invasão do espaço alheio , qualquer que seja o problema poderá ser descoberto, uma vez que há sistema de monitoramento e nada ficará no anonimato podendo ser aplicadas as sanções cabíveis aos infratores . Todas essas incoveniências acabam sendo menos significantes do que a praticidade e eficiência da tecnologia como aliada ao processo educativo, já que é um instrumento atraente  às crianças e jovens  e auxilia na aquisição do conhecimento.
           Portanto, assim como não há mais jeito de se viver sem energia elétrica, é impossível ficar sem a internet já que o mundo globalizado exige do cidadão uma visão ampla que ultrapassa fronteiras. Cabe à família , à escola e à sociedade adotar medidas de vigilância , orientação e controle para que crianças e jovens tenham consciência quanto ao uso e possam desfrutar desse eficiente e prático recurso digital.

 Elisabete Roncador Camuri, professora cursista do Módulo II – Gênero textual em foco: artigo de opinião


Questão Polêmica:
As vantagens que a internet proporciona compensam os problemas que ela pode provocar?

Informação
Em 2008, 41.6 milhões de pessoas maiores de 16 anos declamaram possuir acesso á internet em casa, no trabalho, na escola, nas lan houses, nas bibliotecas etc.
Ao mesmo tempo em que o uso da internet amplia o acesso à comunicação e da mais rapidez as trocas de informação, começam a surgir problemas como a exposição exagerada na rede, a dificuldade em controlar conteúdos impróprios para crianças e jovens, como as redes de pedofilia virtual.

Argumentos
Sim
Não
Autoridade
Globalização democrática, facilidade de acesso a comunicação e rapidez nas informações são vantagens que compensam largamente ameaças a privacidade, comodismo e risco de um novo tipo de “dependência” que a internet pode provocar.
A internet conecta as pessoas de forma virtual, substituindo as relações pessoais presenciais. Com isso, pode isolar os indivíduos, envolvendo-os em uma interminável rede de possibilidades.
Evidência
Pelas estatísticas, os alunos das escolas que utilizam os recursos da internet nas aulas se saíram melhor em avaliações nacionais e internacionais, em comparação com as escolas que ainda não utilizam.
Especialistas em leitura têm apontado uma forte relação entre o uso crescente da internet nas escolas e a redução da leitura de livros, jornais e revistas por parte dos alunos.
Comparação
Da mesma forma que o carro, o avião, a geladeira, o telefone etc. deixaram a vida mais fácil e cômoda, a internet facilita o dia-a-dia, liberando o homem para usar o seu tempo como quiser.
Da mesma forma que a televisão tem colaborado para difundir um padrão informativo mais superficial, o hipertexto, típico da internet, fragmenta a informação e não estimula o aprofundamento nos assuntos.
Exemplificação
É verdade que eu saio menos de casa, mas desde que eu passei a usar a internet conheci mais gente, em varias redes sociais. Também fiquei mais ligado no que rola no mundo e me divirto muito, por exemplo, baixando as musicas de meu gosto.   
Eu e meus amigos usávamos muito a pagina da comunidade da escola, mas algumas pessoas começaram a espalhar mentiras e falar mal da gente lá. Perdi minha melhor amiga por uma mentira que escreveram lá.
Princípio
Invenções com alto poder de transformação cultural, como a internet, provocam expectativas positivas e alto grau de adesão, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e humano da sociedade.
Ferramentas tecnológicas, como a internet, provocam o sentimento de que aqueles que não utilizam estão ultrapassados e são, portanto, descartáveis.
Causa e consequência
No mundo do trabalho, a informatização e a internet trouxeram ganhos de racionalização e de produtividade, contribuindo para o bom funcionamento e a saúde econômica das empresas.
Com a internet em casa, o trabalho invadiu a vida pessoal dos indivíduos; a qualquer momento, pode chegar uma mensagem da empresa ou do chefe. Isso acarreta sobrecarga, stress, comprometendo a qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Olá, Elizabete, parabéns pelo capricho da postagem das atividades e pelo cumprimento das tarefas. Continue postando no blog. Abs, Tamar.

    ResponderExcluir