segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Artigo de opinião produzido na oficina 1

Ofensas diárias

      As constantes agressões ocorridas dentro de escolas demonstram a violência a que estão submetidos alunos e educadores devido a não-aceitação das diferenças.
      Pensamos que o bullying é o causador dos distúrbios emocionais e traumas que levam crianças, adolescentes e jovens ao insucesso educacional, a atos agressivos, a doenças como depressão e síndrome do pânico, e até ao suicídio.
      Casos recentes vêm sendo mostrados pela mídia como o do menino Marco Antonio, de nove anos, da escola Estadual de uma cidade próxima à região de Ribeirão Preto. A gagueira foi o motivo da agressão do garoto por um grupo de crianças da mesma escola. Isso demonstra a falta de socialização tanto dos agressores quanto do agredido, já que ambos não conseguem ter um bom relacionamento.
      As ofensas verbais contra gordos, negros, deficientes, homossexuais, etc. são tão corriqueiras e evoluem de tal forma que chegam às agressões físicas culminando em sequelas permanentes e até mesmo em homicídios.
      Portanto, a unidade escolar precisa estar preparada para combater esse tipo de violência que adentrou os muros da escola. Os pais e professores precisam estar atentos ao comportamento dos alunos e orientar para que não haja a passividade excessiva nem o espírito de liderança negativa.

Grupo de professores de Língua Portuguesa:
Elisabete Roncador Camuri
Isabel Cristina Alves de Toledo Rodrigues
Maria Regina Venturini de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário