terça-feira, 4 de outubro de 2011

Artigo de opinião contestando o artigo "O que é essencial para todos?" de Gustavo Barreto

Vale cultura: projeto ineficiente

      Em um artigo recente publicado no site Fazendo Média, Gustavo Barreto defende o Vale-Cultura. Entretanto as famílias beneficiadas pelo Vale-Cultura não têm muitas vezes o básico para uma boa alimentação, saúde e lazer, não valorizando portanto tal investimento.
      Embora muitas pessoas acreditem que a cultura seja capaz de melhorar a condição social do indivíduo, isso só será possível se as necessidades básicas forem supridas. Geralmente a maioria das famílias que teriam o direito ao benefício têm baixa escolaridade e não valorizam a cultura. Dessa forma somente uma boa orientação ajudaria na conscientização dessas pessoas.
      Uma outra questão está relacionada aos "negócios da cultura": quem lucraria mais com o Vale-Cultura? As famílias de baixa renda ou as empresas? Lamentavelmente não há uma política séria de investimento em bens culturais de boa qualidade, mas sim priorizar interesses próprios de algumas empresas.
      Isso pode ser exemplificado com a atual política educacional, livros enviados às escolas sem nenhuma orientação e organização, simplesmente entregues aos alunos como material cultural para serem lidos em casa. No entanto sem o conhecimento nem tiveram a oportunidade de orientar e desenvolver um bom trabalho com os mesmos.
      Portanto está claro que um bom projeto cultural só será eficaz se houver uma política pública educacional eficiente na área da saúde, transporte e moradia dignos. 

Um comentário: